Foram apresentados recentemente as novas placas de vídeo da AMD, a marca mostrou dois modelos que usam a arquitetura RDNA3, segundo a marca, estamos falando das primeiras GPUs para jogos projetadas com chiplet do mundo.
Basicamente a nova arquitetura RDNA3 muda a forma de encapsulamento da placa a partir de uma tecnologia chamada chiplet, que gera um ganho de desempenho absurdo para a GPU. Preparamos um artigo sobre essa nova arquitetura, caso você queira entender de maneira mais detalhada, acesse aqui!
Falando em quantidade de memória a Radeon RX 7900 XTX contará com 24Gb de Vram, enquanto a Radeon Rx 7900 XT com 20Gb de Vram. Além disso, as placas com RDNA3 traz 58 bilhões de transistores, comparando com a geração RDNA2 são 165% a mais de transistores.
As novas GPUs RDNA3 terão capacidade para entregar ate 61 TeraFlops, enquanto que o máximo entregue pelas placas de arquitetura de RDNA2 era 23. Além disso, a novas placas devem oferecer 5.3 TB/s de velocidade de comunicação entre os diferentes chiplets.
As placas ainda contam com dois aceleradores de IA, que entregam 2.7 vezes mais performance em comparação com a geração antiga, oferecendo até 50% mais performance por unidade computacional em ray tracing. Além disso, as novas GPUs também terão suporte para resolução 8k, e melhoria de encode via IA.
As placas já foram oficialmente anunciadas, mas ainda aguardamos o lançamento oficial, que está previsto para dezembro de 2022! Lembrando que esse ano foi recheado de lançamentos, tivemos anúncios de NVIDIA, AMD e Intel, confira aqui!