Pesquisa
Voltar para todos os posts do blog

HDDs e Armazenamento em nuvem!

HDDs e Armazenamento em nuvem!

Nos dias atuais vivenciamos diariamente a importância dos dados em nosso cotidiano, o armazenamento dessas informações e a facilidade de compartilhamento das mesmas impulsionou diversas empresas de ramos diferentes. Devido a essa importância grandes companhias hoje estão se modernizando no quesito de armazenagem, para que uma quantidade maior de dados possa ser capturada por elas.

Segundo informações do instituto Gartner, somente no ano de 2020 foram gerados cerca de 40 trilhões de gigabytes de dados. Esse armazenamento massivo está mais importante do que nunca, e todo o mundo tem virado os olhos para soluções de armazenamento que forneçam desempenho otimizado pelo menor custo possível.

O armazenamento em nuvem vem ficando cada vez mais popular, por ser uma solução viável e conveniente, muitas empresas tem migrado seus servidores para nuvem, entretanto, isso não exclui a necessidade dos HDDs. É claro que os dados armazenados em nuvem não ficam pairando pelo ar. O armazenamento de dados sob demanda requer uma infraestrutura eficiente em termos de energia e uma arquitetura de hiperescala que tenha capacidade otimizada, seja modular e definida por software.

Até agora os HDDs dominam o mercado de exabyte (Unidade de medida de informação, equivalente a 10 elevado a 18 bytes), aqui na All Nations temos como parceira a Seagate, principal fornecedora dos maiores provedores de serviço de nuvem pública do mundo. Portanto possuímos soluções de HDDs que oferecem baixo custo por terabyte com base em uma combinação de fatores que inclui preço, custo, capacidade, potência, desempenho, confiabilidade e retenção de dados.

Com o alto volume de dados a previsão é que cada vez mais precisemos de HDDs com tecnologia sobre arquitetura e armazenamento para hiperescala, para se ter uma ideia, só entre 2014 e 2016 se produziu mais informação do que em toda a história da humanidade! Até 2025, haverá mais de 175 ZettaByte de dados por ano percorrendo a economia. Para ficar mais fácil de entender, para armazenar um ZB de dados são necessários 50 milhões de discos rígidos de 20 Terabytes.

Por isso se tem a certeza que o mercado de armazenamento de dados ainda tem muito a evoluir, e muita demanda a atender. São desafios que terão que ser vencidos, barreiras que carecem de cada vez mais investimento para continuarmos avançando como sociedade.

Comentários
Write a Comment Fechar formulário de comentário
Precisa de ajuda? Chame no WhatsApp