Pesquisa
Voltar para todos os posts do blog

Project G-Assist: Um assistente de IA para PCs com GeForce RTX, já está disponível no aplicativo NVIDIA

Project G-Assist: Um assistente de IA para PCs com GeForce RTX, já está disponível no aplicativo NVIDIA

Adaptado e traduzido do texto de Andrew Burnes e Guillermo Siman

A NVIDIA apresentou, na Computex 2024, o Project G-Assist — uma demonstração tecnológica que ofereceu um vislumbre de como os assistentes de IA podem elevar a experiência do PC para jogadores, criadores e muito mais. Posteriormente, foi lançada uma versão experimental do recurso Project G-Assist System Assistant para usuários de desktop GeForce RTX, por meio do aplicativo NVIDIA, com suporte para laptop GeForce RTX em uma atualização futura.

À medida que os PCs modernos se tornam mais capazes, eles também se tornam mais complexos em sua operação. Os usuários hoje enfrentam mais de um trilhão de combinações possíveis de configurações de hardware e software ao configurar um PC para desempenho máximo — abrangendo GPU, CPU, placa-mãe, monitores, periféricos e muito mais.

Construímos o Project G-Assist, um assistente de IA que roda localmente em PCs GeForce RTX AI, para simplificar essa experiência. O G-Assist ajuda os usuários a controlar uma ampla gama de configurações do PC, desde a otimização de configurações de jogo e sistema, gráficos de taxas de quadros e outras estatísticas importantes de desempenho, até o controle de configurações de periféricos selecionados, como iluminação — tudo por meio de comandos básicos de voz ou texto.

Project G-Assist | AI Assistant For Your GeForce RTX PC - Available Now

Assistente de Sistema do Projeto G-Assist

O Projeto G-Assist usa um Small Language Model (digamos que é um modelo que precisa de pouco código pra operar) especialmente ajustado para interpretar com eficiência instruções em linguagem natural e chamar uma variedade de APIs de PC da NVIDIA e de terceiros para executar ações no PC.

O G-Assist pode fornecer diagnósticos e recomendações em tempo real para aliviar gargalos do sistema, melhorar a eficiência de energia, otimizar as configurações do jogo, fazer overclock da sua GPU e muito mais.

Project G-Assist | AI Assistant For Your RTX PC - Analyzing Performance

Ele pode mapear e exportar várias métricas de desempenho, como FPS, latência, utilização de GPU, temperaturas, entre outras.

Project G-Assist | AI Assistant For Your RTX PC - CPU & GPU Usage

Ele pode responder a perguntas sobre o hardware do seu PC ou sobre o software NVIDIA integrado à sua GPU GeForce RTX.

Project G-Assist | AI Assistant For Your RTX PC - System Information

O G-Assist pode até mesmo controlar periféricos e aplicativos de software selecionados com comandos simples, permitindo que os usuários comparem ou ajustem as velocidades do ventilador ou alterem a iluminação em dispositivos Logitech G, Corsair, MSI e Nanoleaf compatíveis .

Project G-Assist | AI Assistant For Your RTX PC - Device Customization

O Project G-Assist usa um SLM de terceiros projetado para rodar localmente; ele não tem a intenção de ser uma IA de conversação ampla. Para obter os melhores resultados com o Project G-Assist, consultea lista de funções suportadas, que será atualizada conforme novos comandos e recursos forem adicionados.

IA no dispositivo

Ao contrário de modelos massivos de IA hospedados na nuvem que exigem acesso online e assinaturas pagas, o G-Assist roda na sua GPU GeForce RTX. Isso significa que ele é responsivo, gratuito para usar e pode rodar offline.

Sob o capô, o G-Assist agora usa um modelo Instruct baseado em Llama com 8 bilhões de parâmetros, empacotando a compreensão da linguagem em uma pequena fração do tamanho dos modelos de IA de grande escala de hoje. Isso permite que o G-Assist seja executado localmente no hardware GeForce RTX. E com o ritmo rápido da pesquisa de SLM, esses modelos compactos estão se tornando mais capazes e eficientes a cada poucos meses. Quando o G-Assist é solicitado a ajudar pressionando Alt+G — digamos, para otimizar as configurações gráficas ou verificar as temperaturas da GPU — sua GPU GeForce RTX aloca brevemente uma parte de sua potência para inferência de IA. Se você estiver jogando simultaneamente ou executando outro aplicativo pesado de GPU, uma pequena queda na taxa de renderização ou na velocidade de conclusão da inferência pode ocorrer durante esses poucos segundos. Assim que o G-Assist termina sua tarefa, a GPU retorna a fornecer desempenho total para o jogo ou aplicativo.

O Projeto G-Assist requer os seguintes componentes de PC e sistema operacional:

  • Sistema operacional:Windows 10, Windows 11
  • GPU: ›GPUs de desktop GeForce RTX séries 30, 40 e 50 com 12 GB de VRAM ou superior
  • CPU:›Intel Pentium G Series, Core i3, i5, i7 ou superior›AMD FX, Ryzen 3, 5, 7, 9, Threadripper ou superior
  • Espaço em disco necessário: ›Assistente de Sistema: 6,5 GB›Comandos de Voz: 3 GB
  • Driver: ›Driver GeForce 572.83 ou posterior

 O Project G-Assist é lançado com suporte para GPUs de desktop, com suporte para laptops em uma atualização futura. Você pode encontrar uma lista completa dos requisitos de sistema do G-Assist, incluindo aqueles para periféricos de parceiros aqui.

Assistentes de energia para ISVs e desenvolvedores comunitários

O G-Assist é construído comNVIDIA ACE— o mesmo conjunto de tecnologia de IA que os desenvolvedores de jogos usampara dar vida aos NPCs. OEMs e ISVs já estão aproveitando a tecnologia ACE para criar Assistentes de IA personalizados como o G-Assist. Por exemplo,a MSI revelou o mecanismo “AI Robot” na CES, projetado para alimentar Assistentes de IA integrados ao MSI Center e ao MSI Afterburner. A Logitech está usando o ACE para desenvolvero Streamlabs Intelligent AI Assistant, completo com um avatar interativo que pode conversar com o streamer, comentar sobre a jogabilidade e muito mais. E a HP também está trabalhando para aproveitar o ACE para recursos de assistente de IA noOmen Gaming Hub.

Desenvolvedores e entusiastas de IA também podem aproveitar e ampliar os recursos do G-Assist.

O G-Assist foi criado para expansão orientada pela comunidade. Para começar, a NVIDIA publicou um repositório GitHubcom amostras e instruções para criar plugins que adicionam novas funcionalidades. Os desenvolvedores da comunidade podem definir funções em formatos JSON simples e soltar arquivos de configuração em um diretório designado, permitindo que o G-Assist os carregue e interprete automaticamente. Os desenvolvedores podem até mesmo enviar plugins para a NVIDIA para revisão e possível inclusão, disponibilizando esses novos recursos para outros.

Os plugins de amostra disponíveis atualmente incluem Spotify, para habilitar música sem as mãos e controle de volume, e Google Gemini, permitindo que o G-Assist invoque uma IA muito maior baseada em nuvem para conversas mais complexas, brainstorming ou pesquisas na web usando uma chave de API gratuita do Google AI Studio. No clipe abaixo, você verá o G-Assist perguntar a Gemini sobre qual Lenda escolher emApex Legendsao fazer fila solo, e se é sensato pular para o modo Pesadelo no nível 25 emDiablo IV:

Project G-Assist | AI Assistant For Your GeForce RTX PC - Gemini Plugin

Para ainda mais personalização,a NVIDIA publicou instruções no Repositório GitHubpara ajudar os usuários a gerar plugins do G-Assist usando um "Plugin Builder" baseado em ChatGPT. Com essa ferramenta, os usuários podem usar IA para gerar código formatado corretamente e, em seguida, integrá-lo ao G-Assist, permitindo uma funcionalidade rápida assistida por IA que responde a comandos de texto e voz.

Veja como um desenvolvedor usou o Plugin Builder para criar um Twitch Plugin para o G-Assist. Depois de usar o ChatGPT para gerar o manifesto JSON e os arquivos Python necessários, o desenvolvedor simplesmente os solta no diretório designado. A partir daí, o G-Assist pode verificar instantaneamente se um streamer está online, retornando atualizações em tempo real e contagens de espectadores em resposta a comandos como "Ei Twitch, [streamer] está ao vivo?"

Project G-Assist | AI Assistant For Your GeForce RTX PC - Plugin Builder

Detalhes sobre como criar, compartilhar e carregar pluginsestão disponíveis na documentação em nosso repositório GitHub.

A NVIDIA está abrindo a estrutura do G-Assist para a comunidade de IA mais ampla, e ferramentas como CrewAI, Flowise e LangFlow poderão aproveitar o G-Assist como um componente personalizado no futuro, permitindo que a comunidade integre recursos de chamada de função em fluxos de trabalho de baixo código/sem código, aplicativos de IA e fluxos de agentes.

Mal podemos esperar para ver o que a comunidade vai sonhar! Para saber mais sobre plugins e aplicativos de IA criados pela comunidade,confira a série de blogs RTX AI Garage da NVIDIA.

Projeto G-Assist já disponível

Baixe o Project G-Assist pela aba Home doaplicativo NVIDIA, na seção Discovery. O G-Assist atualmente oferece suporte a GPUs de desktop GeForce RTX, idioma inglês e aos comandos de voz e textolistados aqui. Em atualizações futuras, continuaremos a atualizar e adicionar recursos do G-Assist. Pressione Alt+G após a instalação para ativar o G-Assist.

Lembre-se: seu feedback alimenta o futuro! O G-Assist é um recurso experimental no que pequenos modelos de IA locais originados da vanguarda da pesquisa de IA podem fazer. Se você quiser ajudar a moldar o futuro do G-Assist, pode enviar feedback clicando no ícone de exclamação "Enviar feedback" no canto superior direito da janela do aplicativo NVIDIA e selecionando "Projeto G-Assist". Seus insights nos ajudarão a determinar quais melhorias e recursos buscar em seguida.

Comentários
Write a Comment Fechar formulário de comentário
Precisa de ajuda? Chame no WhatsApp