A novidade da vez na Nvidia é o Frame Generator (Gerador de quadros em tradução livre) presente no DLSS4. O recurso promete não necessitar de hardwares dedicados para funcionar e deve estar presente em diferentes gerações de placas. A novidade foi lançada na CES 2025, evento ocorrido no início de janeiro.
Você que é menos familiarizado com tecnologia deve estar se perguntando: “Mas o que é DLSS4 e Frame Generator?”. Na edição dessa semana da nossa newsletter vamos tentar te ajudar a entender um pouco mais sobre essas nomenclaturas e tecnologias.
Primeiro vamos entender o que é o DLSS4
O DLSS é um recurso exclusivo das placas de vídeo da Nvidia que eleva a resolução e uma fonte, na maioria dos casos, um jogo, em tempo real. Esse recurso está presente nas placas mais recentes da fabricante californiana.
A sigla DLSS significa em português algo como Super Amostragem com Profunda Aprendizagem. E é aí que a magia acontece, utilizando deep learning, uma técnica de Machine Learning (Aprendizado de máquina, pra deixar as traduções em dia) as placas da Nvidia que possuem essa tecnologia conseguem fazer a modelagem de várias fontes com diversas camadas de processamento diferentes.
Como a própria sigla já aponta, essa é a quarta geração do DLSS. Ao longo das outras três gerações o DLSS buscou equilibrar a taxa de quadros e qualidade das imagens treinando os softwares individualmente. Depois evoluiu para otimizar essa renderização usando uma rede neural generalista que dispensava um treinamento prévio mais intensivo.
Na geração anterior a Nvidia passou a utilizar o auxílio das IAs para seguir evoluindo a tecnologia. Passou a ser utilizado um Acelerador de Fluxo óptico, que analisa dois frames consecutivos do jogo e calcula o fluxo óptico, que mostra a direção e a velocidade do movimento dos pixels entre os frames. Ele captura detalhes como partículas, reflexos, sombras e iluminação, que não são considerados nos vetores de movimento do motor gráfico do jogo.
Sobre a quarta geração do DLSS, a Nvidia classifica como: “O DLSS é um avanço revolucionário em tecnologias de renderização neural que utiliza IA para aumentar o FPS, reduzir a latência e aprimorar a qualidade de imagem. O incrível avanço do DLSS 4, traz o novo Multi Frame Generation e melhorias ao Super Resolution, impulsionado pelas placas de vídeo GeForce RTX™ Série 50 e os Tensor Cores de 5ª Geração. Ativar o DLSS em uma GeForce RTX é o melhor jeito para jogar suportado pela IA dos supercomputadores da NVIDIA em nuvem que estão em constante melhorias para o seu setup gamer.”
E o Frame Generator, o que é?
É um criador de quadros por IA capaz de dobrar a quantidade de quadros de um jogo. A tecnologia cria quadros intermediários por IA com base no quadro anterior e posterior. Basicamente, ele lê o quadro anterior e o posterior, segura a exibição do quadro seguinte e cria um frame totalmente novo pra ser exibido entre esses dois.
E assim ele vai intercalando quadros gerados pelo jogo e pela IA. Na imagem abaixo você consegue visualizar a comparação entre o modelo tradicional e o modelo do Frame Generator.
Imagem: Nvidia
Este recurso estará disponível na série RTX5000, RTX4000 e existe ainda a possibilidade de estar disponível na série 3000.
Sabemos que algumas dúvidas sobre esse tema podem seguir pairando. Mas iremos dedicar uma série de textos aqui no Linkedin e em nosso blog para descomplicar a leitura dessas tecnologias. Não perca nossos textos semanais para saber mais sobre as atualizações no mundo da tecnologia.
Fontes usadas para este texto: Nvidia, Tecmundo, Adrenaline, Tecnoblog e Canal Tech.